Quem Somos

Princípios básicos da instituição

O Ninho da Luz tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades para o desenvolvimento harmonioso da criança no domínio socio afetivo, psicomotor e intelectual, em colaboração com o meio de inserção da criança na família e na comunidade.

Metodologia:

Esta instituição não tem por base um único modelo curricular, mas sim a adoção de cada um dos seguintes modelos:

MEM Este modelo é utilizado na organização do ambiente educativo, onde todas as ações praticadas pressupõem uma negociação e partilha entre todas. Nesta metodologia são também utilizados instrumentos de registo, tais como:

  • Planificação semanal
  • Tabela de presenças
  • Tabela de registo do tempo
  • Quadro das regras
  • Quadro dos aniversários

High-Scope Neste modelo, através da aprendizagem pela ação as crianças constroem o conhecimento de forma a dar sentido ao mundo que as rodeia, através das suas experiências. Daí a importância da sala estar organizada por áreas de interesse e, da importância do seu brincar social.

Metodologia de trabalho de projeto Nesta metodologia, se aparecer uma situação levantada pela criança dar-se-á lugar a um projeto onde todas podem participar.

Réggio Emília Neste modelo, ação é da criança, pois é através dela que se processa o seu desenvolvimento, o adulto apenas está para auxiliar e ouvir a criança.